17 de janeiro de 2017

GPD XD. O Senhor dos Emuladores?

Quando se fala em 'emuladores', a primeira coisa que passa na nossa cabeça é: "Quantos sistemas ele consegue emular?". Claro, isso porque o que mais a gente quer é poder carregar no bolso o maior número de opções de jogos possíveis.

Não estamos aqui falando dos jogos de celulares, mas os jogos de todos os consoles que marcaram a nossa vida. Certamente você sabe que até mesmo os celulares hoje em dia possuem alguns emuladores de jogos antigos, mas gamers geralmente gostam de botões, analógicos e não querem colocar os dedos na tela touch. Cá entre nós, atrapalha muito ficarmos com os dedos na tela, se podemos ter a tela livre e usar os botões.

O PSP se tornou ao longo do tempo uma das máquinas preferidas de emulação, apesar de sua gigantesca biblioteca própria de jogos. Há também outras opções como o Dingoo, que oferece uma portabilidade fantástica, mas tem configurações modestas demais para gamers mais exigentes.

Hoje vamos falar do GPD XD, que é basicamente um Tablet gamer que roda Android, travestido de 3DS XL. O hardware desta criança roda praticamente qualquer jogo de Android atual, desde os simples like-runs até mais pesados como o N.O.V.A.

Não é todo dia que se pode ter a ergonomia e portabilidade de um 3DS com um sistema Android que oferece inúmeras possibilidades. Ele apresenta dois analógicos, um D-pad, botões de ação e até mesmo gatilhos!


Sistemas emulados:

• GameBoy
• Game Boy Advance
• DS
• PSP
• SNES
• Nintendo 64
• Dreamcast
• PlayStation 1
• Master System
• Mega Drive
• Todos os jogos de Android da Google Play 


Além dos jogos, você pode curtir tudo conhecido de um tablet comum, como Netflix, You Tube, Apps de Redes Sociais e outros. Isso tudo dentro do seu bolso.

Ele tem um processador quadcore de 1,8 GHz com 2gb de ram voltado para jogos e uma plaquinha de vídeo que é nada mais nada menos que a Mali-T764. Outro diferencial deste console chinês é que ele também traz uma gigante bateria de 6000mA. Para você ter uma ideia, um iPhone 7 Plus tem 3000mA. Ou seja, tem muito jogo pra jogar.

O design, descaradamente copiado do 3DS XL, traz o estilo "Cluster shell", que protege a tela, estilo implementado nos 'Game & Watch' e que foi perpetuado pelo GBA SP e NDS. Me incomoda um pouco o espaço vazio na parte debaixo, que no 3DS XL fica a tela. Poderiam ter utilizado melhor a área com algum botão extra, saída de som ou outra coisa.

De qualquer forma fica aí a nossa sugestão. Gostou? Abaixo um vídeo bem explicativo sobre o Console Portátil.

2 comentários:

Paulo Akira disse...

Pedro, post bastante interessante sobre esse console de emuladores. Obrigado pela análise!

Fabiano R Santos disse...

Me salva cara,eu nao sei em o que mexi no jogo mario word emulado pelo gpd xd pra super nintendo e ele nao esta emulando mais esse jogo,na verdade emula se eu for em conf e historico e clicara no jogo pra rodar sozinho ele nao roda,como posso reverter isso?Se eu resetar o aparelho sera que perco todos os emuladores e rooms que tenho?