16 de setembro de 2014

Lápis, papel e iPad na mão. Vamos desenhar!

Se você adora fazer anotações a mão, mas gostaria de fazê-las em seu iPad, este post é pra você. Eu sei que já existem vários aplicativos que se propõe a isso e muitas canetas com ponta de borracha que prometem uma escrita fiel, mas nada chega perto do que vamos falar hoje. 

Por isso não separei uma lista, mas sim o que na minha opinião é o melhor aplicativo para anotações e arte de toda a Appstore. Não só ele, mas um acessório indispensável para acompanhá-lo.

O Paper na minha opinião traz tudo que você precisa. É possível criar diversas agendas no estilo Moleskine, personalizando a capa. Clicando em cada agenda, você define seu nome/assunto, muda a capa e vê um preview do seu conteúdo. Você ainda consegue folhear as páginas, podendo ter uma idéia geral de tudo que tem naquela agenda. O aplicativo é gratuito, mas sua versão Free oferece apenas um tipo de pincel. Você pode comprar os restantes e completar sua coleção, ampliando o resultado dos seus trabalhos. Ou não, é com você.










































Calma! Ainda não acabou.

Quem costuma usar aplicativos como o Paper (Evernote, Bamboo, Penultimate) se depara com outro problema conhecido. A maioria das canetas com ponta de borracaha que são vendidas no mercado, têm baixa qualidade. Muitas delas querem ser canetas esferográficas de um lado e com ponta de borracha no outro. Acaba que são ruins nas duas modalidades. Em segundo lugar, a ponta de borracha é oca e mole. Isso significa que quando você apoia a ponta da caneta no seu iPad, ela afunda e não te dá nenhuma sensibilidade ao usar, muito menos alguma precisão. E elas são cheias de pontos cegos. Se você inclina muito, elas falham e não projetam nenhum risco ou letra no iPad.

Mas o pior dos problemas não é esse. Poder substituir o iPad por papel e caneta só funciona se for para ser mais fácil e prático que o original. Quando você escreve em um papel, você apoia a lateral da mão no papel enquanto escreve. Como a caneta está nos seus dedos, não há perigo da mão manchar o papel. Mas no iPad, toda a sua mão é capaz de gerar "riscos", "letras" e "desenhos". Isso significa que muitas vezes sua mão apoiada vai rabiscar a tela ao mesmo tempo que você está usando a caneta. E assim você vai "rabiscar" a tela inteira de sua agenda virtual com a lateral da sua mão, enquanto escreve com a caneta. Se você usar uma luva, por exemplo, o problema está resolvido. Porque a luva vai bloquear a pele de sua mão.

Mas quem diabos vai usar uma luva para isso?




53 Paper Pencil

A mesma empresa que criou o aplicativo, inteligentemente criou um "lápis" para usar a ferramenta em toda sua plenitude.



























E sem mais delongas, o que esse lápis faz é permitir que você apoie sua mão a vontade na tela sem medo de borrar. Isso porque quando você usa o lapis no aplicativo, só ele é lido. Para isso, você deve posicionar a ponta do lápis no ícone do lápis que aparece no lado esquerdo do aplicativo, e pronto! 

Agora é só dar asas à sua imaginação. Só o 53 Pencil será capaz de "escrever" em seu iPad. Ele pode parecer um objeto simples, mas é engano seu. Por dentro, ele possui um chip que transforma a ponta da frente em um grafite virtual e a parte de traz em uma borracha. Você inclusive deve recarregá-lo (isso mesmo) via USB para manter seu funcionamento. Ele vem em preto e madeira. O 53 Pen no entanto é um acessório caro, algo em torno de U$50. Você pode comprá-lo via Amazon, mas esteja preparado para as taxas e o custo do Shipping.

Eu encarei e comprei, porque trabalho com criação e design e adoro fazer anotações digitais (Todos os papéis eu perco).  Confira abaixo o vídeo de apresentação do 53 Pencil, e veja como uma simples idéia pode ser tão genial e diferente.

 

Site oficial da 53: https://www.fiftythree.com

Nenhum comentário: