28 de agosto de 2014

Instax Share SP1 - Para os fãs da foto de papel

Todo mundo lembra com carinho da saudosa Polaroid. E também não poderia ser diferente. Em uma época em que tínhamos que revelar filmes para ver o resultado da nossa viagem, ir a loja pessoalmente e emprestar negativos para amigos fazerem suas cópias, você poder ter uma máquina que revelava suas fotos na hora era algo mágico. 

Ok, a gente sabe que as fotos não eram isso tudo. 

Ok, ok, eram bem ruins. Mas sinceramente isso pouco importa. A gente tirava uma foto, e depois do click a foto estava na nossa mão. Aí era só dar aquele balançada básica na foto, pra que aos poucos a imagem fosse surgindo. E isso era uma sensação muito boa. Mesmo sabendo que a foto com o tempo iria desbotar e desaparecer em um fundo branco. 

Mas enfim, chega de papo furado.

A Fujifilm apresentou a Instax Share SP-1 (o nome é bem ruim mesmo) uma impressora portátil que imprime fotos diretamente do seu smartphone, durante o feira PhotoImage, que acontece até hoje, em São Paulo.

Nós testamos o gadget e contamos aqui as primeiras impressões do produto, que chega ao mercado brasileiro no mês de setembro, de acordo com a fabricante. O Instax Share pesa 253 g, tem 10,1 cm de largura por 12,25 cm de altura e 4,2 cm de espessura. Seu design arredondado perto da região da impressão resulta em uma boa pegada para levá-lo de um local para o outro.

A pequena impressora não é fina o suficiente para carregá-la no bolso, mas cabe com folga dentro de uma mala pequena. A máquina usa um par de pilhas CR2 e a energia é exibida por um ponto verde situado no topo do aparelho, ao lado do espaço por onde saem as fotografias impressas. O aparelho funciona conectado a dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, via Wi-Fi.

Os comandos da impressora são dados através de um aplicativo chamado Instax Share, disponível

gratuitamente para iOS ou Android. Para realizar o procedimento, o usuário deve conectar o celular ao Wi-Fi próprio do gadget. Depois, é só tirar as fotos e imprimi-las, de maneira quase intantânea.

Nos testes realizados pelo Technauta, as fotografias foram impressas em cerca de 30s. De acordo com a Fujifilm, a máquina faz esse trabalho em apenas 16s. A imagem tem o tamanho de 5,4 cm por 8,6 cm, ou seja, mais ou menos as dimensões de um cartão de crédito.

Pelo app, é possível aplicar filtros de imagem para obter um efeito diferenciado, além de incluir informações como data e hora, localização e condições climáticas. A impressão não inclui falhas e reproduz com certa fidelidade os efeitos que são programados.

Se você é fã da foto de papel, você vai adorar o brinquedo.

Nenhum comentário: