27 de janeiro de 2014

Samsung e Google juntas

Google e Samsung anunciaram hoje um acordo para compartilhamento de patentes. Sem valores revelados, a parceria engloba todas as patentes pertencentes às duas companhias hoje e e as que serão criadas nos próximos dez anos.

Segundo Seungho Ahn, chefe do centro de propriedade intelectual da Samsung, o acordo é extremamente significante para o setor de tecnologia. "Samsung e Google estão mostrando ao resto da indústria que há mais a ganhar por meio da cooperação do que através de disputas de patente desnecessárias", afirmou o executivo em nota divulgada à imprensa.

O acordo é um recado com destinatário claro: a Apple. Criadora do iPhone e do iPad, a companhia tem acionado a justiça diversas vezes por conta de suas patentes. Na última quarta, a Apple teve ganho de causa em uma ação em que acusava a Samsung de ter copiado seu recurso de auto corretor de palavras.

Para o Google, o acordo com a Samsung representa uma parceria importante - uma vez que a companhia sul-coreana é a maior vendedora de dispositivos com Android, o sistema operacional do Google. Além do acordo com o Google, a Samsung anunciou também um acordo de licenciamento cruzado com a Ericcson - dando fim a uma antiga disputa sobre patentes com a empresa.

Nenhum comentário: