30 de janeiro de 2014

Paper, a novidade do Facebook para iOS

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (30) o aplicativo Paper, um leitor de notícias que será lançado para dispositivos iOS em 3 de fevereiro - um dia antes do décimo aniversário da rede social de Mark Zuckerberg.

A apresentação do app foi feita no blog oficial da rede social e descreve a novidade como uma maneira de tornar as história mais bonitas, com um layout imersivo e de tela cheia, sem distrações.

A aplicação pode ser considerada como uma espécie de releitura do app do Facebook, porém, mais “clean”. O Paper usa uma estrutura repaginada do já conhecido feed de notícias. A tela inicial do programa é dividida: a metade superior exibe fotos e vídeos grandes e a inferior mostra atualizações de status e links. Ao arrastar o dedo da direita para esquerda, é possível navegar por entre as histórias.

Além de visualizar os conteúdos, os usuários podem contar suas próprias histórias, ou seja, publicar o que achar interessante no Paper (e, por ele, no Facebook). De acordo com os desenvolvedores, será possível saber exatamente como a sua foto ou post ficará graças a um recurso de pré-visualização de conteúdo. Segundo o designer de produtos Mike Matas, o objetivo não é torná-lo uma nova maneira de postar na rede social, mas uma aplicação que permite ver itens de qualidade.

O app elimina praticamente todos os botões e demais elementos da interface do usuário, seja para atualizar status, publicar fotos ou visualizar notícias em tela cheia. O usuário terá que se acostumar com um conjunto básico de gestos, como o de inclinar o dispositivo para visualizar uma foto em tela cheia por inteiro. O conteúdo é dividido nas seguintes categorias: Tech, LOL e cultura pop. O usuário, no entanto, pode acrescentar novas seções, como “Score” (sobre esportes), “Headlines” (com notícias do mundo), “Fofuras” (com animais bonitinhos), “Planet” (sobre sustentabilidade), “Empresa”, ” Exposição” (fotografia), “Sabor” (seção sobre alimento), e “Ideias” (com um tema intelectual diferente a cada dia).

O Paper é o primeiro aplicativo do Facebook Creative Apps, uma iniciativa desenvolvida por Zuckerberg para incentivar pequenas equipes da empresa a desenvolver experiências móveis independentes, como espécies de start ups. O Paper será lançado no dia 3 de fevereiro apenas para dispositivos iOS dos Estados Unidos.

O aplicativo tem um 'Q' de Flipboard misturado com o Pinterest (que por sinal, até hoje não convenceu). Vamos ver se ele é de fato uma ferramenta útil que trará vantagens ao usuário, ou apenas mais um mico com design bonitinho que se juntará à prateleira de fracassos do Facebook, ao lado do Facebook Home e Facebook Camera.


Introducing Paper from Facebook on Vimeo.

Nenhum comentário: