5 de novembro de 2013

Firefox OS?


Vamos hoje falar de uma opção barata e diferente.

O Alcatel One Touch Fire é um dos primeiros modelos com o Firefox OS a dar as caras aqui no Brasil. O Fire é vendido pelo preço sugerido de R$ 199 (exclusivamente pela operadora Vivo) já que, além do sistema novo, o preço é um dos seus principais argumentos de venda. É importante começarmos com essa informação também por um segundo motivo. Olhando somente as especificações do Fire, em um caso muito semelhante ao ZTE Open, é comum muitos usuários dizerem "argh! lixo", afinal elas são mais básicas até do que as de modelos de entrada com o sistema Android.

Porém, devemos lembrar que o mesmo Android é o sistema móvel mais "pesado" atualmente, então não adiantaria muito enchê-lo de núcleos, gigabytes de memória RAM e GPUs bestiais para rodar um sistema tão simples como o Firefox OS.

Design

Nesse ponto não há muito o que discutir: o Fire não é um modelo bonito. Usando um pouco de imaginação, podemos até considerá-lo um sub-iPhone, com uma construção usando um plástico branco e uma inevitável sensação de que ele poderia ser mais bonitinho. Com uma tela de 3,5 polegadas, ele bem que poderia ser um pouco menor, mas encaixa bem na mão e pode facilmente ser utilizado com apenas uma das mãos, além de ser bastante leve, com apenas 108 gramas.

Extras

Para quem já utilizou um aparelho com os sistemas mais comuns, seja Android, iOS ou Windows Phone, e conta com eles para tarefas do dia a dia, a ficha técnica do Fire até agrada, mas não traz o desempenho esperado. Ele possui bluetooth 3.0, GPS com A-GPS, rádio FM com RDS e conexão 3G, porém, com exceção do rádio, tudo funciona de forma bastante lenta. A bateria de 1400 mAh tem uma surpreendente autonomia de até 2 dias de uso constante, mostrando que o Firefox OS é bem leve, o que é uma boa notícia para quem passa muito tempo longe de uma tomada.

A memória interna de 512 MB é bem reduzida, mas considerando que os apps em HTML 5 consomem apenas algumas centenas de KB, há espaço de sobra. Na embalagem temos um cartão microSD de 2 GB, utilizado basicamente para músicas, um fone de ouvido bastante básico, carregador de tomada e um cabo micro USB para conectar ao PC.

Nenhum comentário: