18 de novembro de 2013

Como baixar apps fora do Google Play?

Existem alguns motivos pelos quais você não encontra alguns apps na Play Store. Os mais comuns são as versões beta de aplicativos que ainda não se encontram oficiamente no market Android, e aqueles retirados pela Google porque de alguma forma violaram a política da empresa. Mas o que fazer se você deseja um destes apps?

Confira abaixo como instalar apps que estão fora da Google Play Store.





Passo a passo

Configure o seu dispositivo

No seu celular ou tablet rodando com Android 4.0+, vá até Configurações > Segurança > selecione fontes desconhecidas. Selecionar esta opção permitirá que você instale aplicativos que estão fora da Play Store. Dependendo do seu dispositivo, você poderá escolher para ser avisado antes de instalar aplicativos nocivos. Para tanto, ative a opção selecionando "Verificar os aplicativos" nas configurações de segurança.

Em dispositivos executando uma versão anterior do Android, acesse Configurações > Aplicativos > selecione fontes desconhecidas > clique em OK no alerta pop-up. Este comando irá permitir a instalação de aplicativos que não são do market.


Baixe o pacote do aplicativo

O próximo passo será encontrar o pacote do aplicativo, também conhecido como APK, que é o formato como os apps Android são distribuídos e instalados. Muitas vezes, é aqui que a maioria dos usuários encontram problemas. Porém, preste muita atenção, nunca use o sideloading como forma de piratear aplicativos, pois isso provavelmente resultaria na instalação de vírus no seu dispositivo. Você só deve baixar arquivos APK de desenvolvedores e empresas confiáveis.


Instalando o app fora da Play Store

Você pode baixar o arquivo APK no seu dispositivo móvel ou no seu computador, embora este último seja mais trabalhoso. Para começar, faça o download do arquivo APK usando o Chrome ou Navegador stock do seu dispositivo. Em seguida, vá para a gaveta de apps e clique em "Downloads", é nesta pasta você vai encontrar o arquivo que acabou de baixar. Abra o arquivo e instale o aplicativo.


Se você baixou o arquivo APK no seu computador, o processo é um pouco diferente. Você deve conectar seu dispositivo Android ao PC e ativar o modo de armazenamento em massa via USB. O próximo passo é arrastar e soltar o arquivo para o seu dispositivo. Em seguida, usando um gerenciador de arquivos, como o Astro ou Solid Explorer Unlocker, você pode localizar o arquivo no seu dispositivo e instalá-lo.

Atenção: Tenha cuidado ao baixar aplicativos fora de mercados oficiais Android como a Google Play Store, afinal não há garantia de segurança.

Fonte: CNet

Nenhum comentário: