1 de outubro de 2013

Adeus foto ruim

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia Britânica em Vancouver, no Canadá, apresentaram uma técnica para melhorar imagens tiradas com lentes ruins, durante a conferência anual de computação gráfica SIGGRAPH 2013. Com o software, é possível corrigir defeitos e distorções de fotografias capturadas com lentes antigas ou de baixa qualidade.






















A tecnologia funciona através de um software que calibra e corrige as PSFs, conhecidas como funções de dispersão pontual, que são as medidas que caracterizam a falta de foco e as deformidades nas imagens. Dessa forma, o aplicativo consegue corrigir distorções e borrões em fotos, resultando em imagens com maior contraste, suavidade e nitidez. Embora traga avanços, a técnica também apresenta algumas limitações. Como acomoda as PSFs de objetos dentro de uma distância específica do sensor da máquina, é provável que ocorram erros na reconstrução de fotografias com objetos que estejam em distâncias diferentes.

Ou seja, o programa consegue apresentar melhoras significativas apenas em uma distância suportada. O projeto ignora ainda a influência dos ruídos dos sensores das máquinas e do zoom nas lentes. Além disso, ainda não há previsão para que o software seja disponibilizado para o público. No entanto, a linha de pesquisa promete ser bastante interessante para quem conta apenas com lentes antigas ou de baixa qualidade.

Nenhum comentário: