12 de agosto de 2013

Catálogo online para seus filmes offline

Estamos vivendo a era do online, e a indústria de CDs, DVDs e Blue-rays cada dia sente o baque da mudança. Mas claro que ainda temos nossa coleção 'física' em casa, com filmes que não nos cansamos de assistir. E quem tem muitos volumes certamente não saberia dizer com precisão o nome de todos eles. Para isso foi desenvolvido o aplicativo My Movies, que escaneia o código de barras do seu DVD ou Blue-ray e automaticamente adiciona o volume em uma estante muito parecida com a do iBooks. Inclusive você pode escolher se quer a estante de madeira ou cinza, uma graçola extra do aplicativo.

Se o seu DVD não tem ou está com o código de barras danificado, você pode achar o filme pelo nome, usando o 'search'. Mas além de mais demorado, você deve depois escolher exatamente a sua versão (inclusive com a capa certa) dentre as que serão apresentadas. O aplicativo também pede ajuda caso o seu filme não tenha sido achado. Você envia o nome, bate uma foto do produto e em 48 horas o seu filme estará catalogado no servidor da empresa.

O Technauta baixou e testou o aplicativo. Vamos agora fazer uma rápida análise antes que você compre, ou não.

PRÓS: O aplicativo realmente funciona e cumpre o que promete. O leitor do código de barras acha exatamente o filme que você tem, e em fração de segundos sua estante está cheia de capinhas. Clicando em qualquer uma delas, você pode ver o trailer, a nota do filme, elenco, história e várias outras informações.

O aplicativo está disponível para iOS e Android e ao criar seu perfil, sua coleção acompanha você independente de qual device você está usando, por estar na nuvem do app. É muito bom porque você cataloga seus filmes de forma agradável e tem sempre a mão seu acervo.


CONTRAS: Existem duas versões do aplicativo. A 'Free' só permite a inclusão de até 50 volumes, dificultando a vida de quem tem muitos DVDs e Blue-rays. O que uma pessoa que possui 150 volumes ganha em só ter 50 catalogados? A versão paga para iPhone garante upload infinito de filmes mas é cara para os padrões appstore: U$4.99. E o pior não é isso. Diferente da maioria dos apps à venda, como o iMovie da Apple, cada device precisa ter o app próprio.

Isso te obriga a gastar U$4.99 para o app do iPhone + U$6.99 para a sua versão do iPad. E se a idéia é ter a coleção espalhada pelos devices, essa brincadeira começa a ficar cara.


CONCLUSÃO: O App pago só vale a pena se você eleger um device para ser o seu catálogo de filmes. Até porque não vemos muito necessidade neste caso de poder acessar sua coleção em todos os devices. Você tem um Galaxy S4 e um iPad? Ótimo, escolha um deles e compre o app. Você só vai precisar de uma versão, e o aplicativo é muito bom, vale a pena ser baixado.

Nenhum comentário: